terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cultura Afro-Brasileira


Cultura Afro - Brasileira



Afro - Brasileira é uma pessoa que tem a mistura de culturas indigenas e de culturas portuguesas com a cor da pele escura.


Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados tanto pela quantidade de escravos recebidos como pela migração interna dos escravos, em virtude do fim do ciclo da cana-de-açúcar no região Nordeste.


No inícil da chegada da cultura afro, ela era desprezada e ninguém podia a práticar, pois era a cultura dos escravos na época. Depois de um tempo, a cultura afro e sua dança já era muito práticada pelos afro - brasileiros e até por alguns portugueses.




Culinária



A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa.
Na Bahia existem duas maneiras de se preparar os pratos "afros". Uma mais simples, sem muito tempero, que é feita nos terreiros de candomblé para serem oferecidos aos Orixás, e a outra, fora dos terreiros, onde as comidas são preparadas e vendidas pela baiana do acarajé, nos restaurantes, e nas residências, que são mais carregadas no tempero e mais saborosas. A culinária baiana é a que mais demonstra a influência africana nos seus pratos típicos como acarajé, vatapá e moqueca. A feijoada já é o prato nacional brasileiro ( foi feita pelos afro - brasileiros ).




Capoeira



Capoeira é uma arte marcial criada por escravos negros no Brasil durante o período colonial. Conta-se que os escravos diziam aos senhores que era apenas uma dança e, então, o treino era permitido. Assim, a capoeira é sempre praticada com instrumentos de percussão, música cantada, dança e, em algumas versões, acrobacias.

A capoeira é marcada por movimentos que enganam o oponente, geralmente feitos no solo ou completamente invertidos.




Um comentário:

Unknown disse...

Fico legal o blog ! Léo MANDOU DEIXAR COMENTÁRIO né Léo ?!

legal a foto !




Amanda